2 de janeiro de 2014

Algumas doenças causadas por bactérias



Existem diversos tipos de bactérias causadoras de doenças

As bactérias são seres unicelulares e procariontes que podem fazer bem ou mal para os seres humanos. Algumas bactérias são aliadas dos seres vivos e vivem em harmonia, enquanto outras são causadoras de doenças. Abaixo citaremos algumas doenças que são causadas por bactérias.


                                                    Criança com impetigo próximo à boca

- Impetigo: causado pela bactéria Staphylococcus pyogenes, é muito comum em crianças. Caracteriza-se pelo aparecimento de feridas na pele que se rompem e originam uma casca. O impetigo é uma doença contagiosa.


O botulismo é causado pela ingestão da toxina produzida por uma bactéria presente em alimentos industrializados
- Botulismo: a bactéria que causa essa doença se chama Clostridium botulinum e produz uma toxina que pode contaminar alguns alimentos (principalmente alimentos enlatados, em conserva e embutidos, como a salsicha). O botulismo não é uma doença contagiosa, mas pode causar a morte se não for tratada rapidamente.

                                               A lepra é uma doença causada por uma bactéria

- Lepra ou hanseníase: essa doença é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Causa lesões nos nervos, na pele e nas mucosas. A pessoa que apresenta essa doença perde a sensibilidade na pele. A lepra é uma doença contagiosa, mas há uma vacina para pessoas que tenham contato direto com o doente.

                          A meningite é uma doença que pode ser causada por bactérias ou vírus

- Meningite meningocócica: essa doença também é causada por vírus. Nela ocorre uma infecção das membranas que envolvem o cérebro, chamada de meninges. A meningite causa febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. Trata-se de uma doença contagiosa que dispõe de vacina para a sua prevenção.

                O tétano é causado por ferimentos profundos na pele provocados por objetos contaminados

- Tétano: é uma doença provocada pela bactéria Clostridium tetani, que pode penetrar em nosso corpo através de ferimentos profundos na pele. A pessoa sente dores de cabeça, febre e contrações musculares. O tétano não é uma doença contagiosa, e existe vacina para a sua prevenção.

                        Os sintomas da coqueluche se parecem com os sintomas de um simples resfriado

- Coqueluche: causada pela bactéria Bordetella pertussis, é comum em crianças. Seus sintomas se parecem com os de um resfriado, seguidos de muita tosse. É uma doença contagiosa, mas existe vacina para a sua prevenção.
- Pneumonia bacteriana: doença causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. A pessoa doente sente febre, dificuldade para respirar e dor no peito. Essa doença é contagiosa, mas há vacina para a sua prevenção.

- Tuberculose: a bactéria responsável por causar essa doença é a Mycobacterium tuberculosis, que atinge os pulmões. A pessoa doente apresenta tosse, febre, cansaço e emagrecimento. É uma doença contagiosa, mas que possui vacina para a sua prevenção.


Postar um comentário