13 de junho de 2012

O Estudo da Biologia no Ensino Médio


O estudo de Biologia deve propiciar o entendimento de que a vida de estrutura sob a ação dos processos evolutivos resultando numa diversidade de formas sobre as quais todas as formas de vida estão interligadas e só compreendemos esse fato através da observação das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização das diferentes espécies biológicas. Contudo, deve-se levar em consideração que o homem é u ser com alto grau de interferência ao meio em que vive. E sendo assim, os conhecimentos biológicos não podem estar dissociados das questões sociais, políticas, econômicas e culturais.

Como ocorre com as demais disciplinas, o estudo de Biologia tem que possibilitar ao aluno construir um pensamento critico e construtivo acerca da realidade. Nessa perspectiva, o educando deve compreender os fundamentos científicos e tecnológicos, relacionando a teoria com a prática, integrando a informação recebida à sua experiência pessoal procurando avaliar todos os saberes com o real objetivo de melhorar a qualidade da comunidade.

Baseando-se nos PCN, conclui-se que nos dias atuais os conteúdos devem ser transmitidos de forma que desenvolva no aluno seu modo de pensar e de agir. Daí, a maior parte das situações de aprendizagem deve envolver na resolução de problemas, através de investigação, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise critica selecionando procedimentos e verificando sua adequação, para que ao final, os alunos analisem, levantem hipóteses, proponham explicações, concluam e comuniquem os resultados.

Para melhor análise, os conhecimentos biológicos foram organizados de maneira a enfocar integralmente as relações humanas, animais e ambientais.

Reafirmando a escola como uma das instituições que pode contribuir de maneira significativa para a democratização da sociedade brasileira, os PCNs, propõem uma educação comprometida com a cidadania. Para tanto, a questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende das relações estabelecidas entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Por essa razão, é de essencial importância tratar das questões relativas ao Meio Ambiente em que vivemos, considerando seus elementos físicos e biológicos e os modos de interação do homem e da natureza. Outra questão de grande relevância é o ensino da saúde que tem sido em desafio para a educação. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos no dia-a-dia da escola.

Adotando determinadas abordagens, metodologias, espera-se que ao final, o aluno possa identificar problemas, levantar hipóteses, reunir dados e refletir sobre situações comprometidas com a promoção e a proteção pessoal e coletiva e, principalmente, aplicando
os conhecimentos adquiridos.



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