16 de janeiro de 2012

Algumas informações: adaptações, bicos e alimentos



Os seres vivos “se adaptam ao meio ambiente” onde vivem ( ou melhor : O ambiente seleciona as características dos seres vivos que são mais aptas a ele). Alguns seres vivos possuem uma grossa camada de gordura por debaixo da pele, e, isso permite que eles vivam em lugares frios. Outros possuem orelhas enorme, que permitem a troca maior de calor com o ambiente. Assim, o Feneco ( uma raposa de orelhas enormes- veja foto ao lado) vive bem no deserto do Saara.

Vamos perceber melhor essa história de adaptação com as Aves . Então, leia e aprenda !

As adaptações são pequenas diferenças que quando são “interessantes” ao meio são selecionadas. Vejamos os vários bicos das aves para aprendermos melhor sobre isso :

A arara e o papagaio têm um bico forte , adaptado para comer sementes e frutos, que é o que ela mais encontra em seu meio ambiente. As aves , neste caso, com o bico mais forte se alimentam melhor e podem transmitir essa característica as outras gerações. Isso é o que Darwin chamou de seleção natural.

O beija -flor tem um bico bem fino, que ele usa para sugar o néctar das flores. Ele tem que alcançar o seu alimento bem de dentro das flores, por isso o seu bico é longo e fino

Agora, imagine uma arara, com o seu bico grande, tentando sugar o néctar de uma flor! Ou um beija-flor querendo quebrar uma noz dura, com o seu bico delicado !Dava para ser ?


Postar um comentário